06 maio 2007

Tea & Scones






Como verdadeira amante de Inglaterra como me confesso, é claro que sou uma verdadeira admiradora de scones. Os meus preferidos foram os que comi na Orangery, em Londres, acompanhados de "cucumber sandwiches" (pequenas sanduíches de pepino e queijo) e de um chá de darjeeling simplesmente divinal. Mas em casa não é muito agradável fazer scones, especialmente porque o segredo está na manteiga... Deve ser colocada quase gelada, aos pedacinhos, e deve ser mal amassada, para que só derreta no forno... Pois, e paciência para isso???

Há uns dias, preparando a Semana Cultural da minha escola, encontrei num blog (que não me lembro, mas prometo que vou descobrir e deixar aqui os créditos da receita!) esta receita, que experimentei e correu muito bem.


Scones

Tempo: 20m
Grau de dificuldade: Fácil
6 pessoas

Ingredientes

1 colher de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de farinha
2 colheres de chá de fermento
4 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
sal q.b.

Preparação:
Amasse mal todos os ingredientes, estique a massa, corte rodelas com meio centímetro (mais ou menos) de espessura e leve ao forno durante 10 minutos.

Nota da cozinheira (eu!): como não costumo ter manteiga em casa, experimentei com medida igual de azeite (alentejano, claro!) e correu muito bem. Ficaram deliciosos!


Quanto ao chá, muito se pode dizer. Os meus preferidos são os ingleses, que vêm quase todos da India, China ou Japão. Eu compro em www.whittard.co.uk, eles enviam com rapidez e eficiência, e os chás (e todos os outros produtos) são de elevada qualidade. Como vivo em Serpa, é complicado encontrar chás destes pelas redondezas, por isso recorro ao comércio online. No entanto, esta região é um paraíso para a recolha de ervas para tisanas: poejo, alfazema, tília, lúcia-lima, cidreira, flor de laranjeira, erva-luísa,...

Regras de ouro para apreciar um bom chá:

um bule de porcelana (ou de boa qualidade, como os da Bodum) escaldado
chá ou ervas em folha solta (já não se usa saquinhos...)
água mineral quase fervendo
se purista, compre uma colher/medida para o chá da Whittards
passador pequeno específico para chá, ou infusores para chá
chávena ou caneca que goste muito (a whittards tem, mas também pode comprar na CASA ou em lojas da especialidade)
bolachas ou biscoitos de dar água na boca

5 comentários:

Anónimo disse...

Olha a gulosa!!!!!!!
Prometo que, um dia destes, experimento a tua receita e depois venho dizer o resultado.
Diverte-te com o teu blog. Eu ameaço q, de vez em qd, cá vou passando.
Jinhos meus e miaus dos meus netos.
Margarida :)

Anónimo disse...

Olá, menina!
Como sempre as tuas receitas são excelentes.
E estou a ver que deves ter patrocínios para o teu blog (eu gosto das chávenas da bodum)
Um beijo grande e com saudades
Ana G

aruangua disse...

Para um bom cha, em compras online, há o PEKOE nas suas imensas variedades.
Em Portugal, vendas online aqui:
www.petaladecha.com
Experimente.
Já agora, parabens pelo Blog

Anónimo disse...

Por que nao:)

Filomena Afonso Alves disse...

Porque não o quê?